Se teve uma categoria de produtos que ganharam relevância e diversidade nos últimos anos foi a dos congelados. A praticidade desse método de conservação é tanta que hoje as ilhas de congelados são uma das regiões de maior procura pelos clientes. Esqueça apenas carnes e produtos ultraprocessados nessa estação. Hoje, a indústria investe em toda a diversidade de produto em temperaturas abaixo de zero, pois sabe que é um facilitador na vida do cliente.
Esse cenário se dá por conta do preparo simplificado sem perder as propriedades nutricionais dos alimentos. É comum encontrar na sessão de congelados uma grande variedade de FLV como polpas de frutas, ervilha, milho, cenoura, brócolis, couve-flor e outras leguminosas. Também encontram-se preparos que, senão as opções mais saudáveis, adiantam a rotina de quem não tem muito tempo para se dedicar à cozinha, como pães pré- assados, enorme diversidade de doces e até mesmo refeições completas.
Por essa razão, as estações de congelados ganham cada vez mais adeptos e destaque nas lojas. A refrigeração permite que alguns alimentos durem meses sem estragar, o que é vantajoso para clientes e empresários. Apesar da manutenção ser diária, com verificação da energia e limpeza frequente dos equipamentos, é uma seção que mostra a preocupação do lojista em ofertar muitas mercadorias diferentes e promover novidades neste tipo de preparo para agradar a um público que investe cada vez mais em soluções congeladas.