A quantidade de lojas do setor supermercadista aumenta a cada dia. Não apenas os modelos tradicionais, mas também os formatos online, que muita gente passou a aderir com o isolamento social. Por isso, as empresas fazem de tudo para garantir a presença constante do cliente, para que ele compre sempre da mesma rede, razão na qual tantos programas de fidelidade foram implementados.
São muitas as razões para este modelo de negócio. Primeiro, porque com sistemas como esse é possível oferecer preços especiais somente para esta parcela de clientes, algo que agrada muito quem faz compras. Outra forma de desenvolver o programa é na soma de pontos que são revertidos em brindes conforme o cliente alcançar determinada pontuação. Ainda, podem funcionar como modelo de sorteio, em que um presente de maior valor é oferecido ao sortudo.
Claro que essas ferramentas todas tem um objetivo que vai além de garantir a recompra desses clientes. Ao participar dos programas de fidelidade, os consumidores se cadastram nos sistemas das redes e concedem seus dados todos em troca. Isso permite que os supermercados conheçam a fundo o perfil exato de quem frequenta suas lojas. Assim, fica mais fácil saber quais produtos disponibilizar, quais as marcas são mais consumidas, qual o valor médio que cada cliente cadastrado gasta em compras e outras informações que ajudam a tornar o setor cada vez mais segmentado.