Você já parou para pensar na quantidade de produtos que um supermercado vende?
Além do volume gigantesco, cada um desses itens possui características próprias, tornando ainda maior o desafio desse gerenciamento. Dentre os cuidados diversos, o prazo de validade é um ponto que precisa ser essencial, pois, a depender da natureza do produto, qualquer descuido pode virar um problema de saúde pública, o que seria bastante ruim para a imagem do estabelecimento.
Para que situações como essa não aconteçam, as lojas possuem estratégias para manter sempre saudáveis e frescos tudo o que é comercializado.
Entenda a rotina
Uma das maneiras é a partir do cadastramento de produtos. Sempre que qualquer mercadoria entra na loja, ela deve ser catalogada a partir de suas características, dentre elas, o prazo de validade. Assim, a partir de um sistema, fica mais fácil conferir qual produto está perto de vencer.
Outro ponto importante para manter a venda somente o que está em bom estado, é a avaliação diária e manual de produtos perecíveis, como frutas e carnes.
Da mesma forma, checar o estoque é importante, porque é a partir da quantidade de itens comercializados que o gestor vai controlar o prazo. Adquirir muitos itens de um produto que vende pouco é um erro que gera prejuízos porque a validade veio antes do estoque terminar. É essencial entender o período em que cada produto vende mais ou menos e adquirir do fornecedor somente aquilo que vai ser vendido.
Finalmente, para que as perdas gerem menos impacto, muitas lojas deixam em destaque aqueles produtos que estão perto de vencer e com preços mais baratos, tornando a compra mais atrativa – e ainda segura – para os consumidores. Essa é uma forma de fazer o produto ter saída sem vencer na prateleira.