Gerenciar equipes, com certeza, não é uma atividade fácil, mas líderes de verdade conseguem desempenhos incríveis ao criar ambientes favoráveis para o pleno desenvolvimento profissional das pessoas que trabalham com ele.
Nesses casos, apesar das dificuldades em gerenciar equipes grandes, como é o caso dos supermercados, o bom gerenciamento pode gerar resultados positivos a longo e curto prazo para os negócios e também para os profissionais envolvidos no processo.
Para que isso aconteça, o bom líder deve começar valorizando o trabalho dos funcionários, o que motiva os colaboradores a produzir mais e com mais qualidade, porque ele se sente importante e parte funcional do dia a dia da empresa. E lembre-se que remunerar os colaboradores de maneira justa e de acordo com a média de mercado também é uma forma de valorização.
Em geral, uma das queixas mais listadas pelos colaboradores nas empresas é não serem ouvidos. Por isso, é importante que o gestor realize feedbacks constantes com suas equipes, ouvindo os pontos positivos e negativos para corrigi-los.
Além disso, os líderes devem estimular o pensamento de que o crescimento da empresa e do colaborador caminham lado a lado, por isso uma das melhores maneiras para incentivar o crescimento dos colaboradores é investir na carreira deles, destacando talentos e garantindo um plano de carreira interessante e real.