Uma das maiores economias do país, o setor supermercadista é importante inclusive para deixar um impacto positivo para o meio ambiente. As grandes estruturas das maiores redes do país têm investido em soluções para diminuir os resíduos e poupar recursos naturais. Veja como uma loja pode colaborar para manter práticas sustentáveis na operação do dia a dia.
Um dos maiores gastos vem da energia, por isso, uma solução eficaz é investir em iluminação em LED e em fontes de sol para abastecer o supermercado. Placas solares são uma escolha inteligente que reduzem os custos e causam menos impacto para o meio ambiente. Na hora de eliminar resíduos, vale investir em espaços de coleta seletiva e de compostagem. Este último colabora para gerar mais energia a partir da sobra de produtos orgânicos.
Nas seções de produtos próprios, como açougue e padaria, buscar alternativas ao plástico, que leva anos para se decompor. Escolher materiais biodegradáveis ou reciclados para embalagens é uma escolha mais inteligente e menos agressiva ao meio ambiente.
Uma outra rotina importante é valorizar a comunidade que está ao redor da loja. Priorizar a compra de fornecedores locais, movimentando a economia local e fortalecendo pequenos negócios no entorno do estabelecimento. Outro movimento importante é a escolha por empresas do agronegócio que praticam a agricultura sustentável ou que sejam integrantes de uma agricultura familiar, tornando os ganhos mais equilibrados entre os parceiros do negócio.