O Natal e o Ano Novo passaram e o estoque ficou abarrotado de itens que estavam certos de serem comercializados. Mas, engana-se quem pensa que a única alternativa é aceitar o prejuízo. Existem maneiras de ainda comercializarem os produtos típicos mesmo depois das festas.
Por exemplo, os panetones ainda estarão aptos para o consumo, com a validade distante, então, capriche nas promoções dessa categoria. Comercialize por um preço abaixo do valor original, venda dois pelo preço de um, ofereça-os como recompensa para compras que ultrapassem determinado valor. São muitas possibilidades mais interessantes do que deixar no estoque.
Outros itens como frutas típicas, castanhas e grãos podem ser aproveitados em receitas do próprio restaurante do da panificadora. Se as nozes tiverem consumo reduzido a partir de janeiro, invista em tortas e bolos, por exemplo, em que elas são ingredientes de destaque. Mesma situação das cerejas: se menos gente vai comprá-las in natura, incorpore essas frutinhas em bolos e cheesecake.
Com os espumantes, você pode recalcular a rota de vendas e pensar em outras celebrações do começo do ano que seja interessante associar à bebida. Fevereiro é época de carnaval e também de muitas formaturas. Então, nada de tirar as garrafas de circulação, o negócio é conduzir o cliente a comprar pensando nessas outras situações festivas! Nada se perde quando falamos em varejo!