Um dos pontos mais atraentes nas vagas iniciais disponibilizadas pelas grandes redes de supermercados é a possibilidade de conseguir um emprego mesmo sem experiência anterior, isso porque os supermercados oferecem treinamentos para que os jovens que procuram o primeiro emprego aprendam as atividades referentes às vagas disponíveis.
E, além disso, mesmo começando nas vagas iniciais, os jovens podem adquirir experiência para se candidatarem a cargos gerenciais, porque muitas redes possuem planos de carreiras bem definidos que abrem possibilidades de ascensão para os próprios colaboradores.
Mas, para que isso seja viável, o jovem aprendiz ou recém-contratado precisa apresentar uma série de características profissionais e pessoais capazes de demonstrar o quanto ele possui capacidade e está preparado para cargos na gerência.
Inicialmente, mostrar comprometimento, pró-atividade e capacidade de trabalhar em equipe é indispensável. Tais características normalmente são observadas em profissionais de carreira que começaram em cargos iniciais e despontaram como verdadeiros líderes.
Além disso, demonstrar conhecimentos adicionais e que podem contribuir ainda mais para o bom desenvolvimento das atividades da empresa é algo muito bem avaliado. As empresas procuram profissionais que estejam atentos ao dia a dia do negócio e que podem sugerir intervenções positivas a partir de seus próprios conhecimentos.
Para finalizar, é indispensável que candidatos a cargos de gerência saibam se gerenciar. Desenvolver a capacidade de autogestão é um exemplo de como o profissional consegue lidar com atividades dentro dos prazos e sem a necessidade de supervisão externa. Características assim são extremamente percebidas em gerentes sênior e profissionais experientes.