A gente sabe que o Natal se aproxima quando notamos que a venda de panetones começou! Afinal, não tem como passar este período sem consumir esta delícia de origem italiana. Além das marcas tradicionais, que vendem diversos preparos da iguaria, as panificadoras dos supermercados também produzem receitas próprias. Quem se interessa em ser padeiro, deve conhecer algumas dicas para preparar um panetone delicioso e reconhecer a combinação de ingredientes ideal para conquistar os clientes. Veja algumas.
Escolha uma farinha rica em proteína. O glúten da massa será essencial para que ela cresça com a textura bastante aveludada. E prepare-se para deixar a massa descansar por longas horas. Caprichar na sova também é essencial para que o resultado fique super fofo. Exagerar no recheio também é um erro comum. A massa precisa de espaço para crescer, então, se você acrescenta chocolate, frutas, castanhas e outros ingredientes em excesso, o fermento não terá espaço para agir. O ideal é não ultrapassar 20% do total da massa.
Atenção ao calor do forno. Procure deixar uma temperatura média, sem variação. Isso fará com que o pão cresça de forma uniforme e sem chances de pedaços ficarem crus ou queimados. Por isso, nunca tire a massa do forno direto para a temperatura ambiente. Deixe-a esfriar dentro do forno com ele desligado.
Ficou em dúvida se o panetone já está pronto? A dica é verificar o peso. Ele precisa estar mais leve do que quando você o colocou. E ah, as receitas com frutas podem ser congeladas para quem quiser consumir depois. O sucesso do natal está garantido com panetones caprichados!