Comprar online é bastante confortável, tanto que muitos clientes passaram a fazer as compras dos supermercados somente neste formato. Além de evitar deslocamento até as lojas físicas, o e-commerce evoluiu, ampliando a oferta em uma infinidade de produtos, formatos e condições de pagamento. Por outro lado, é preciso trabalhar a ansiedade do cliente até que ele tenha em mãos o item desejado. Por isso, entre o momento do clique que confirma a operação e a entrega, é importante se mostrar presente para tranquilizá-lo e, quem sabe, neste intervalo, realizar mais uma venda.
Esta parte da operação é tão crucial que já existe um nome: live tracking, em tradução livre, monitoramento em tempo real. E acompanhar toda a trajetória do pedido se tornou cada vez mais primordial na hora de decidir pela compra. Pesquisa da Proship Inc, ferramenta norte-americana para entregas mutitransportadoras, revelou que 97% dos consumidores têm interesse em fiscalizar todas as etapas feitas no e-commerce. Ou seja, é quase unanimidade o desejo de saber exatamente onde se encontram os pacotes ao longo de todo o trajeto.
Este dado é relevante porque mostra que a compra não acaba quando termina. Ainda mais porque todas as informações precisam ser respeitadas, uma vez que quem comprou vai estar atento a elas. Tanto é verdade que um estudo da Opinion Box, em parceria com a Digitalks, atestou que 36% dos consumidores deixariam de adquirir determinada marca caso o pedido atrasasse. Além de averiguar toda a logística, é fundamental ter transparência com os dados apresentados. Se antes esta etapa era restrita a compras em outros modelos de lojas, os supermercados já entenderam que o cliente mais tradicional também quer acompanhar as compras do momento em que saí do estoque até a hora em que chega em mãos. Vale investir em ferramentas que fazem este controle para tornar os consumidores cada vez mais satisfeitos e dispostos a fazerem novas compras.