Já percebeu que, ano após anos, o varejo como um todo faz campanhas de natal com sorteios de itens de valor como carros, eletrodomésticos e vales-compra de valores generosos? Isso não é apenas a vontade de agradar o cliente. Muitos estabelecimentos aproveitam a época de maior venda no varejo para conseguir informações pessoais – e isso não tem nada de errado.
O fim de ano por si só já gera uma disputa pela preferência do consumidor. As compras de fim de ano movimentam bem o comércio neste período. São os presentes para a família, os itens para a ceia e também os artigos usados para as férias escolares. Soma-se ainda o 13 salário, que injeta na economia mais dinheiro para as pessoas irem às compras e pronto, motivos para gastar não faltam. É natural, então, que os supermercados queiram que você gaste todo esse valor em um mesmo lugar. A melhor forma disso acontecer é dar uma recompensa para atrair o cliente até a loja. E quem não gostaria de ganhar algum artigo de luxo como os que entram nos sorteios?
Outro ponto importante é, ao preencher o cadastro com suas informações pessoais, você entrega para o supermercado dados valiosos que ajudam a conhecer melhor a sua rotina de gastos. Com as informações de compra atreladas ao CPF, é possível entender o que cada cliente mais consome, em que quantidades, qual o valor que se gasta, quais itens têm mais interesse e outros dados que ajudam a montar a estratégia de vendas daquela loja – e até mesmo a criar promoções de olho neste público.