O avanço das novas tecnologias, sobretudo na robótica, já possibilita a utilização de drones nos serviços de entrega em domicílio ao redor do mundo.
Os drones, robôs de pequeno porte e funcionamento autônomo através de monitoramento remoto, ganharam popularidade nos últimos anos em ambientes recreativos e de para o registro de imagens aéreas. Agora, os equipamentos já são utilizados por grandes redes do varejo como estratégia de diminuir os custos e o tempo de transporte de mercadorias.
A ideia tenta ainda reduzir a emissão de gases poluentes pelos veículos convencionais de entrega, que acabam passando um maior tempo circulando em vias urbanas.
O caminho para a evolução
Em 2019, a empresa norte-americana de supermercados Walmart divulgou o início dos serviços iniciais de entrega com o uso de drones. Em 2020, a rede americana concorrente Kroger também divulgou o início dos testes com o sistema de entregas automatizado. O serviço é possível graças a parceria de empresas do varejo com startups de tecnologia, responsáveis pelo gerenciamento dos drones e das redes digitais envolvidas.
Olhando para o Brasil, a rede de supermercados Zona Sul, no Rio de Janeiro, realizou a sua primeira entrega de produtos com um robô ainda em novembro do ano passado. Agora, as empresas Natura e Avon também já começaram seu projeto piloto de um serviço delivery “pelo ar” para consultoras e representantes.
Benefícios e promessas para o longo prazo
Além de maior agilidade no serviço, os empresários afirmam que o avanço desta tecnologia vai proporcionar uma maior segurança nas operações de entrega, uma vez que a conexão com a internet facilita o rastreio imediato do produto e contato direto entre vendedor e cliente. As empresas alegam ainda que vão poder aumentar as distâncias para entrega, uma vez que o tamanho dos drones facilita ainda a chegada de encomendas em lugares de difícil acesso.