A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que, neste ano, o número de trabalhadores temporários contratados para as festas de dezembro deve se aproximar de 110 mil. Este número é o maior desde 2013, o que mostra que o varejo está confiante no volume de vendas para o período. Os supermercados são parte importante desta métrica porque absorvem boa parte destes profissionais que chegam às lojas para as mais diversas funções. Muitos deles possuem pouca ou nenhuma experiência, o que mostra uma oportunidade para quem quer ingressar no mercado de trabalho.
Os postos mais comuns disponíveis são: operador de caixa, balconista, estoquista, repositor, empacotador, auxiliar de limpeza e ajudante geral. Outras vagas que também devem ter procura são de padeiro e confeiteiro, já que as atrações gastronômicas têm bastante saída nesta época do ano, o que demanda reforço no time de panificação.
Apesar dessas oportunidades serem temporárias, é comum que muitos destes trabalhadores mantenham o vínculo com a empresa depois deste período. A CNC projeta taxa de efetivação dos temporários de 11% após o Natal, o que reforça a importância do setor para a geração e manutenção de empregos. Iniciar como temporário pode ser apenas o começo de uma jornada de grandes resultados para profissionais que sempre almejaram trabalhar nos supermercados.