Já pensou em uma ferramenta que permite identificar nas prateleiras quais são os itens que estão em falta? A gente sabe que a ruptura (ausência de produtos) é um dos principais motivos de reclamação dos clientes, por isso, esta tecnologia pode ser uma solução para ajudar o time de repositores nesta missão.
Quem desenvolveu este sistema, apresentado em um dos maiores eventos de varejo do mundo, foi o Google. Ele funciona a partir de uma inteligência artificial que cruza as informações de um banco de dados do próprio Google que identifica os espaços vazios e alerta aos gestores sobre o reabastecimento. Engana-se quem pensa que é preciso muitos aparatos tecnológicos para esta atividade. As câmeras de monitoramento que são instaladas no teto já ajudam nesta tarefa.
São dois os sistemas que operam para o objetivo proposto: um que reconhece os produtos e outro que faz a leitura das etiquetas. A combinação desses dois softwares mostra quais os espaços que estão vazios e precisam de novos produtos. Quando será que esta tecnologia chegará por aqui?