A importância dos colaboradores da frente de caixa para o bom desempenho dos supermercados é inegável, tendo em vista como a finalização de uma compra pode ser benéfica ou danosa para o cliente e, consequentemente, para a empresa.
Dessa maneira, transformar a experiência do consumidor em algo sempre agradável é estratégico se o objetivo da gestão é sempre manter os clientes por perto e retornando para novas compras. Felizmente, existem práticas que podem colaborar.
O atendimento ao público exige empatia, que pode ser compreendida como a percepção da experiência alheia, que acontece quando nos colocamos no lugar de outra pessoa. Pensando nisso, é fundamental que os operadores de caixa também se vejam como consumidores que gostam de ter um bom atendimento na hora de fazer compras.
Entretanto, para que o colaborador consiga ser empático ele precisa estar motivado. Garantir treinamentos contínuos e de enriquecimento curricular para os operadores de caixa é uma maneira positiva de desenvolver as capacidades interpessoais desses profissionais, o que pode gerar experiências melhores no contato direto com os clientes.
Outro ponto importante é também garantir que os profissionais de frente de caixa recebam treinamento adequado sobre os protocolos da empresa e também sobre as ferramentas que eles devem utilizar no dia a dia de trabalho.
Com essas práticas estratégicas, muito possivelmente os clientes dos supermercados retornem para novas compras, visto que sairão do estabelecimento com uma boa memória a respeito da experiência que tiveram no local.