No setor de frutas, legumes e verduras, popularmente chamado de FLV para quem trabalha nos supermercados, o cuidado precisa ser redobrado. É pela aparência que os clientes escolhem as mais saborosas, por isso, manter esse setor conservado é o melhor caminho para despertar o interesse dos clientes.
Veja algumas maneiras de ter sucesso nesta tarefa
O primeiro passo é sempre separar os bons produtos daqueles que estragaram. Além de não ser atrativo para a clientela, uma fruta vencida pode acelerar o apodrecimento de outras do mesmo balcão. Essa verificação precisa ser diária, pois esses alimentos podem amadurecer de um dia para o outro.
A reposição é outra rotina importante. Ao incluir novas unidades de frutas e verduras sem a atenção muitas podem quebrar ou causar ferimento nos produtos, tornando-os fora do padrão de consumo. Manter higienizado o espaço também ajuda a conservar melhor os itens, despertando maior desejo do público em consumi-los.
Outra técnica que mantém sempre frescos os FLV é a temperatura ideal. Dias muito frios ou muito quentes alteram o comportamento das hortaliças, modificando seu estado natural. Muitas lojas disponibilizam um vapor d´água sobre as folhagens como alface e rúcula para que fiquem sempre hidratadas e verdinhas, conservando sua aparência saudável.
O que alguns mercados adotam também é investir em embalagens para alguns legumes, afastando qualquer prejuízo causado por micro-organismos do ambiente. É uma outra ferramenta para conversar em ótimo estado esses itens essenciais na alimentação saudável do brasileiro.