Algumas pessoas podem não reparar, mas profissionais experientes do varejo supermercadista sabem que é na frente do caixa que o consumidor conclui se a experiência de compra com a loja foi boa. Se na escolha do produto deu tudo certo, no ponto de venda estava tudo perfeito, a parte final da compra pode colocar tudo a perder.
Por isso, profissionais dessa área específica precisam de treinamento contínuo e relevante, assim as chances de garantir um feedback positivo dos clientes e um possível retorno para novas compras aumentam.
Empatia é uma palavra que precisa estar presente no vocabulário do operador de caixa, visto que, ao se colocar no lugar de consumidor, que ele também é, afinal ele também vai ao mercado, fica muito mais fácil ter consciência a respeito da importância do atendimento que está sendo prestado.
Além disso, é importante que o colaborador esteja concentrado em sua atividade e saiba quais são os protocolos do supermercado para eventuais problemas, como cancelamento de compras ou outros processos envolvidos nas atividades do seu cargo.
Vale lembrar que boa comunicação oral e facilidade de relacionamento interpessoal também são características importantes na hora de atender o público, porque elas podem contribuir ainda mais para que o momento final da compra seja agradável.
A partir dessas habilidades é muito possível que o profissional da frente de caixa desenvolva ou descubra outras características secundárias necessárias para o bom desempenho de suas atividades, mas em linhas gerais essas macro-características são as mais observáveis nos bons profissionais da área.