O operador de checkout, ou caixa, como é popularmente conhecido, é de extrema importância para o supermercado. Muitas vezes, este é o único profissional que o cliente tem contato durante as compras, razão pela qual essa atividade exige alguns cuidados na hora da contratação. Cabe a esta função o papel de registrar todos os itens adquiridos pelos fregueses, receber o pagamento em diferentes formatos e emitir notas fiscais.
Para desempenhar essas atividades, é preciso algumas aptidões que fazem toda a diferença para a rotina. Uma delas é a cordialidade. Enfrentar filas nunca é agradável, por isso, receber bem o cliente, tratá-lo com educação e agilizar os meios de pagamento são atitudes que mudam completamente a experiência de compra. Outra premissa da profissão é gostar de contabilidade. Lidar com pagamentos exige conferir valores, calcular o troco, manejar bem as cédulas de dinheiro e fechar o caixa de forma correta. Alguém que não tem familiaridade com números pode ter um desempenho insatisfatório. Ainda, um bom operador deve ser antenado à tecnologia, pois trabalhará diariamente com sistemas de pagamento. Todo o processo de compras acontece em programas que ajudam a automatizar a rotina.
Estar diante dos clientes e ser o rosto da empresa é um papel estratégico para os supermercados porque é neste cargo que se percebe o grau de satisfação dos frequentadores. Esse tipo de informação é fundamental para aprimorar diversos setores da loja, papel que começa com o operador de caixa.