Quem pensa em vendedores, logo imagina profissionais atrás de balcões apresentando artigos para os clientes, mas na rotina de supermercados, os vendedores têm uma posição muito mais estratégica. Afinal, tudo o que se vende nas prateleiras das lojas, foi antes negociado entre a indústria e o time de vendedores. São estes profissionais que fazem toda a ponte com os fornecedores para levar os itens mais precisos para o consumidor.
Por ser um ambiente de grande volume de vendas, pode-se até pensar que esta é uma função simples, afinal, quanto mais mercadorias à venda, mais lucro. Mas não é assim que funciona a prática. O vendedor precisa entender quais produtos são realmente importantes para aquela loja, se precisam de muitas unidades para estoque ou poucas, se o consumo será de toda família ou individual. Também é importante conhecer os hábitos em cada época do ano e sempre estar por dentro das novidades que saem das fábricas. São tantas variáveis que tornam este profissional uma peça importante para a operação.
Quem gosta desse desafio, já percebeu que vai precisar desenvolver algumas habilidades como domínio de planilhas, boa capacidade de negociação, análise econômica e social do país e profundo conhecimento sobre a rotina de cada loja que ele representa. Com essas aptidões, será mais fácil se destacar no posto e conseguir boas oportunidades para o supermercado que trabalha.