Você já ouviu falar de Ticket Médio? Esta expressão é muito comum no varejo porque representa quanto cada cliente gasta em média naquele estabelecimento. É como se somassem todas as compras feitas e dividisse pelo número de compradores. Esse valor se chama Ticket Médico. Por isso, é tão comum ouvir gestores, tanto de supermercados quanto das indústrias, falarem que é preciso criar estratégias para ampliar o ticket médio. O diretor nacional de vendas da Ypê, Marcio Briz Amuri, acredita que, para essa finalidade é preciso alinhar as estratégias e focar em promoções customizadas por grupos de clientes, tais como CRM, a fim de direcionar melhor os seus esforços.
Além disso, é importante que seja analisado se os mix das categorias estão adequados ao consumidor em cada tipo de loja. É importante destacar que a experiência de compra tem sido determinante na melhoria dos resultados do varejo, por isso, cada vez mais o investimento em tecnologia, inteligência em dados e em gerenciamento de categorias ajudam a aumentar as conversões em vendas, a lealdade do consumidor e, consequentemente, o aumento do ticket médio.
Ele ainda destaca que outras estratégias envolvem entender bem o campo de atuação e o tamanho do mercado, definir o target (público) de atuação, compreender bem o seu consumidor e a sua respectiva jornada de compra e assim desenhar um planejamento com metas de curto, médio e longo prazo. “Em períodos de crise é importante saber observar as suas fortalezas e determinar os recursos disponíveis e necessários para atuação”, finaliza.