Supermercado é lugar de cosméticos
Quem frequenta supermercados já percebeu que tem sido cada vez mais comum encontrar produtos diversos na seção de perfumaria. O aumento desses itens nos carrinhos dos brasileiros está comprovado pela pesquisa Consumer Insights 2023, da Kantar, que mostrou que, no primeiro semestre de 2023, a cesta de higiene cresceu 10% em unidade e 23% em valor de consumo. Ou seja, cada vez mais pessoas têm procurado por autocuidado nos supermercados.
Dentre os itens de maior procura pelos clientes, foram registrados crescimento nos seguintes itens: lenços umedecidos (+21%), protetor solar (+19%), pós shampoo (+18%), lâminas para barbear (+17%), papel higiênico (+14%), tintura para cabelos (+13%), desodorante (+13%), creme dental (+13%), escova dental (+11%) e maquiagem (+10%).
Este aumento no interesse se comprova inclusive do lado dos supermercadistas. Este foi o segundo ano consecutivo que a APAS Show, a maior feira para supermercados do mundo, incluiu em seus pavilhões um ambiente exclusivo para as empresas de beleza apresentarem suas novidades aos profissionais do setor. No Espaço Beauty Fair, as marcas participantes compusaram a “praça da beleza” e priorizaram as melhores táticas de exposição de produtos nas gôndolas; composição de mix e estratégias de vendas de shampoos, condicionadores, máscaras de hidratação, coloração, barbearia, tônicos capilares, esmaltes e uma série de outros produtos, de uso frequente e contínuo, que já se tornaram indispensáveis no dia a dia dos brasileiros.