A rotina de compras em supermercados está bastante diferente daquela que estamos acostumados.
Escolher os produtos na prateleira e ir ao caixa para um operador processar o pagamento é, hoje, uma das formas de concluir a jornada de consumo. Hoje, a diversidade dos meios na hora de pagar está cada vez mais tecnológica.
O modelo online permitiu que a ida ao supermercado seja somente uma opção para abastecer suas casas. Por meio de aplicativos de delivery, você seleciona os produtos, escolhe a data e hora da entrega e paga direto pelo celular. Há diversas ferramentas que permitem esse pagamento automático, sem precisar estar presencialmente nas lojas.
Mas, a tecnologia evoluiu mesmo para aqueles que gostam de fazer suas compras pessoalmente.
Inspirada em um modelo da Amazon, a empresa brasileira Nextop, focada em soluções para o varejo, criou um carrinho de compras inteligente. Equipado com maquininha para pagamento, display digital e scanner para leitura do código de barras, o equipamento elimina a necessidade de frequentar o caixa para encerrar as compras.
É uma evolução dos autoatendimentos que vêm se popularizando nas lojas de todo o país.
Em países em que a tecnologia é ainda mais avançada, como a China, alguns varejos já realizam o pagamento até mesmo por reconhecimento facial. Especialistas acreditam que esse modelo deve crescer em 120% até 2025, ultrapassando 1,4 bilhão de pessoas que adotarão esse meio de pagamento.
Será que essa tecnologia chega ao Brasil também?