Um dos setores que não parou durante a pandemia foi o supermercadista. Diferente de inúmeras empresas, os supermercados ficaram abertos para abastecer a população especialmente em um período em que muita gente ficou em casa. Agora, para que tudo fosse feito com muita responsabilidade e cuidado, as lojas precisaram se adaptar para que o ambiente de compras não se transformasse em um local de contaminação. Veja algumas das mudanças na rotina de quem trabalhou no setor.
O primeiro passo foi limitar a quantidade de clientes no interior das lojas. Com esse controle, as aglomerações passaram longe das lojas. Outra mudança foi na instalação de telas acrílicas que para separar o público dos atendentes. Assim, profissionais do caixa, da padaria e do açougue tinham ainda mais uma barreira de proteção. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) criou uma planilha virtual para orientar os empresários e profissionais do setor em formas de melhorar o atendimento e com materiais de comunicação para aplicação em loja.
Outra mudança percebida foi na implementação do e-commerce por muitas redes que ainda não tinham a operação online. Aquelas que já possuíam, tiveram que ampliar o atendimento virtual para que mais pessoas pudessem comprar de casa. Algumas lojas registraram aumento de pedidos em até 10 vezes em comparação ao período anterior à pandemia. O setor precisou se modernizar muito rápido.
Com as equipes unidas e apoio de todos os profissionais, foi possível manter as lojas abertas, seguras e despertar em todos os colaboradores a satisfação de terem sido essenciais em meio à pandemia da Covid-19.