Páscoa chegando e os supermercados começam a se preparar para ampliar as vendas nesta época do ano. Por isso, trazemos algumas informações do ambiente virtual que vão ajudar os profissionais do setor a ampliarem ainda mais os lucros, especialmente por este ser um ano em que a pandemia não impõe mais tantas restrições aos lares brasileiros. As informações são da Lett, empresa pertencente ao grupo Neogrid, especialista em Trade Marketing Digital
Em 2022, o faturamento da Páscoa foi de 6,5 bilhões de reais na Páscoa, representando um crescimento de 8,8% em relação ao total faturado em 2021. Este mesmo crescimento percentual foi registrado nas vendas online, o que mostra que varejo e indústria precisam oferecer boas experiências para os clientes em todos os canais de vendas.
A marca mais lembrada pelos consumidores online foi a Nestlé. Em segundo lugar aparece a Garoto que também é uma marca pertencente ao grupo Nestlé. A região com maior faturamento foi a Sudeste, responsável por 56,9% da receita, com R$3,7 bi, um crescimento de 4,4% em relação a 2021. Já a categoria com maior crescimento foi a de bombonieres que ampliou os lucros em 137,3% em relação a 2021. O ano de 2022 também registrou aumento de mais de 300% no valor médio de compra de chocolates em relação a 2021. Isso não significa necessariamente mais vendas, uma vez que a inflação no período esteve alta, mas, é um incide que mostra que as pessoas estão dispostas a comprar chocolates.
A média de indisponibilidade de estoque por fabricante foi de 28%. Isso significa que a cada 100 produtos anunciados no e-commerce, 28 não estavam disponíveis. Em 2022, mais de 25% dos produtos anunciados estavam com ruptura de estoque, ou seja, muitos clientes deixaram de comprar por falta do produto.