Quem não trabalha em supermercado pode imaginar que aquela quantidade toda de produtos a disposição é feita de forma a conquistar o maior número de clientes possível. Mas, engana-se quem pensa que não existem estudos para definir o que vai compor cada uma das gôndolas. Os empresários do setor lançam mão de uma análise chamada “Gerenciamento por categoria” que busca identificar, a partir de vários dados, o que o cliente daquela loja em específico mais está predisposto a adquirir.
Esta atividade é essencial porque é a partir dela que se define algumas questões essenciais para a operação de loja como o mix de produtos, a precificação, a exposição, a logística e o estoque. Com essa ferramenta, identifica-se, por exemplo, qual iogurte os fregueses mais consomem, se optam sempre pela mesma marca ou se variam para descobrir novos sabores. Com essa noção bem estabelecida, é possível traçar estratégias que ajudam a loja a vender mais e também a não deixar o estoque nunca desfalcado, gerando chateação para o cliente na ausência de um produto que ele buscava comprar.
A tecnologia é um facilitador nessa tarefa diária. Ferramentas que conectam as compras ao estoque indicam quando determinada mercadoria está perto de esgotar. Isso auxilia na reposição e proporciona uma melhor experiência, uma vez que sempre haverá o item desejado. Há ainda plataformas de gestão de clientes que identificam as preferências e os hábitos personalizados de consumo dos frequentadores com base no que eles mais levam.Você pode saber mais sobre o gerenciamento por categoria nesta edição da Revista CheckOut