Fazer parte do açougue de um supermercado exige muita atenção e determinação e os motivos são muito variados. Primeiro, porque essa seção é uma das mais lucrativas de uma loja, depois, por lidar com um produto cru e voltado para o consumo humano, todo cuidado com a higiene e segurança é pouco. Por isso, quem gosta desta área e está disposto a se dedicar ao máximo, tem grandes chances de fazer uma carreira de sucesso.
Os supermercados sempre estão em busca de profissionais para repor este setor, por isso, se for a sua vontade estar neste ambiente, é preciso algumas aptidões como, por exemplo, conhecer muito bem a anatomia dos animais com os quais você terá de lidar. Aves, suínos, bovinos e frutos do mar tem características muito particulares e quanto maior o seu repertório com esses seres, mais variedade de cortes para o cliente do estabelecimento.
Outro ponto de atenção para este posto de trabalho é a habilidade com instrumentos de cortes como facas e máquinas diversas. Isso exigirá atenção, cuidado no manuseio e técnica apurada. É preciso ser muito respeitoso com o uso dos equipamentos de proteção para prevenir tanto a sua saúde quanto para manter as carnes livres de qualquer microorganismo com poder de contaminação.
Existem diversos cursos que profissionalizam o açougueiro. São geralmente de baixa duração, mas que instruem sobre corte, higiene, armazenamento, limpeza, embalagem e outras técnicas que farão a diferença no dia-a-dia. E, não menos importante, este profissional terá contato direto com o público, então ser simpático e paciente com o cliente é determinante para o sucesso do trabalho, não apenas em atender a partir do que o freguês pede, mas também com dicas de preparos e recomendações de receitas que podem inspirar o consumidor.