O açougue é uma das seções principais dos supermercados. Além de exigir uma ambientação específica, com rígido controle sanitário, é responsável por boa parte do faturamento do estabelecimento. Por isso, a profissão de açougueiro é tratada com muita responsabilidade pelos gestores do ramo. Saber cuidar de forma correta das carnes e ofertar as melhores peças aos clientes é sinônimo de fregueses satisfeitos. Quer trabalhar nessa área, mas não sabe por onde começar? Conheça agora quais os cortes mais nobres da carne vermelha.
Costela: fica localizada no meio do peito, sendo a parte mais saborosa a partir das oito últimas vértebras, onde os ossos são maiores e a carne mais presente. Pode ser assada no chão, cozida na panela de pressão ou servida como ensopado. Macia e suculenta, é sucesso para qualquer apaixonado por carnes.
Filé Mignon: Fica na parte traseira do animal, em uma região de pouco movimento, o que garante a textura macia e o sabor mais adocicado dentre as ofertadas. Pode ser vendida de várias formas, mas os medalhões e os escalopes são os mais comuns. O profissional precisa se atentar ao corte correto, pois errar nessa hora compromete a qualidade da carne.
Picanha: a preferida dos churrascos pela suculência do corte. Mas não se engane, tem algumas dicas para reconhecer uma boa peça. É preciso identificar uma altura média de sete centímetros, uma cor próxima ao vermelho claro e a presença da capa de gordura, que mostra que o animal teve boa alimentação.