O setor de pescados está em alta. No ano de 2021, o consumo de peixes cresceu 4,7%, um patamar que mantém tendência de alta no país. Por isso, este tipo de produto tem sido cada vez mais atrativo para clientes dos supermercados. Os profissionais da peixaria são constantemente procurados para trabalharem nas lojas do setor. E, um bom peixeiro precisa reconhecer aqueles animais que estão em ótimo estado. Será que você saberia identificar?
Olhos: os olhos dos peixes frescos estão sempre brilhantes e saltados, com a aparência bastante translúcida. Evite aqueles em que as cavidades estão côncavas e, as pupilas, de cor acinzentada. Estes são indicativos de animais já “passados” do ponto;
Guelras: a estrutura que permite a respiração do animal deve estar bem vermelha; se a cor estiver esbranquiçada, o peixe provavelmente não está fresco para consumo;
Aroma: o cheiro de peixe é inconfundível e costuma ser bastante presente, mas, cuidado com aqueles muito fortes. Os mais indicados para consumo têm o perfume da maresia. Lembre de um dia na frente do mar e procure este mesmo aroma na hora do preparo.
Pele: as escamas precisam estar bem aderentes ao animal, a pele deve ter um brilho natural. Qualquer característica longe disso, é melhor evitar.