Quem trabalha em supermercados já está acostumado com duas palavras que fazem parte da rotina de todo profissional. Mas, apesar de muito conhecidas, é comum que haja confusão na hora de conhecer a diferença entre elas. Estamos falando de sortimento e mix e vamos explicar com mais detalhes o que é cada uma quando o assunto é varejo.
Sortimento é todo grupo de produtos que está à venda em determinado estabelecimento. Então, uma loja grande ou um atacado terá um sortimento muito maior do que lojas de bairro, pois poderá oferecer uma variedade de itens muito diferentes para compor o estoque. Pode fazer parte do sortimento de uma mercearia, por exemplo, farinhas, refrigerantes, biscoitos recheados e água.
Já o mix de produtos corresponde à maior variedade que cada categoria possui e que está à disposição do cliente. É o mesmo produto, mas com versões diferentes para aquele comércio. Por exemplo, na mesma mercearia citada anteriormente, o mix do produto farinha poderá ter: farinha de trigo integral, farinha de rosca, farinha de mandioca, farinha temperada, farinha torrada, farinha de milho e outras quantas o varejista perceber que há demanda para estes produtos.